Clima

Tempestade de inverno deixa pelo menos 51 mortos

today26 de dezembro de 2022 35

Fundo
share close

O número de mortes na tempestade antes e durante o Natal, que paralisou a área de Buffalo e grande parte do país, subiu para 29 só em Nova York, segundo as autoridades nesta segunda-feira (26). Os mortos foram encontrados em seus carros, casas e em bancos de neve; alguns morreram enquanto escavavam.

A tempestade atingiu grande parte do país e, ao todo, contabiliza pelo menos 51 mortes devido ao clima de inverno que causou estragos em todos os EUA durante o fim de semana de Natal. As equipes de resgate e recuperação continuam neste início de semana. É possível que existam mais vítimas presas em casas e empresas que perderam a energia.

A nevasca assolou o oeste de Nova York na sexta-feira e no sábado, deixando motoristas presos nas estradas, derrubando a energia e impedindo que as equipes de emergência alcançassem os moradores em casas cercadas e carros presos. O executivo do condado de Erie, Mark Poloncarz, disse que mais 10 pessoas morreram durante a tempestade, incluindo seis em Buffalo, e alertou que pode haver mais mortes.

O prefeito de Buffalo, Byron Brown, disse que 18 corpos foram recuperados na cidade; a maioria foi encontrado pela polícia dentro de veículos. Os ventos de força de furacão e neve causaram condições insustentáveis e paralisaram os esforços de resposta a emergências. Um estado de emergência de direção permanece em vigor no Condado de Erie e Poloncarz disse que a polícia começará a emitir intimações para pessoas insistem em dirigir apesar da proibição. Ele afirmou que a cidade de Buffalo continua intransitável.

“Alguns foram encontrados em carros, alguns foram encontrados na rua em bancos de neve”, disse Poloncarz. “Sabemos que há pessoas que estão presas em carros há mais de dois dias.”

Poloncarz também disse que a polícia está investigando relatos dispersos de saques em Buffalo.

“Estou de coração partido com as mortes, simplesmente absolutamente devastado ao ver tantas mortes. E então descobrir que há saques acontecendo em nossa comunidade ao mesmo tempo em que ainda estamos recuperando corpos é simplesmente horrível”, disse Poloncarz.

 

O Governador de Nova York, Kathy Hochul, disse que quase todos os caminhões de bombeiros da cidade ficaram presos no sábado e implorou às pessoas que respeitassem uma proibição de dirigir na região. O Serviço Nacional de Meteorologia disse que o total de neve no Aeroporto Internacional de Buffalo Niágara era de 43 polegadas (1,1 metros) às 7h de domingo. De acordo com os avisos, o aeroporto seria fechado até terça-feira (27) de manhã.

 

Carros durante uma tempestade de inverno que atingiu a região de Buffalo, em Amherst, N.Y. 26 de dezembro de 2022. Foto: Brendan McDermid/Reuters

 

Voos cancelados e atrasados em todo país

Juntamente com acidentes, os problemas climáticos para os viajantes continuam com centenas de cancelamentos de voos. Mais de 1.575 voos dentro ou em direção aos EUA já haviam sido cancelados só nesta manhã de segunda-feira, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightAware. E 1.875 voos foram atrasados, de acordo a CNN. O maior número de cancelamentos foi relatado no Hartsfield-Jackson International de Atlanta, seguido pelo Aeroporto Internacional de Denver, Aeroporto Internacional Thurgood Marshall de Baltimore-Washington e Aeroporto Internacional Midway, em Chicago. Só no domingo, o Natal teve 3.178 voos cancelados e 6.870 atrasos.

Passageiros esperam na fila no Aeroporto Internacional O’Hare, 24 de dezembro de 2022, em Chicago. Foto: Paul Beaty/AP

 

O clima extremo se estende dos Grandes Lagos perto do Canadá e o ao longo da fronteira com o México. Cerca de 60% da população dos EUA enfrentou algum tipo de aviso de clima de inverno, e as temperaturas despencaram drasticamente abaixo do normal do leste das Montanhas Rochosas até os Apalaches. Por fim, o Serviço Nacional de Meteorologia disse no domingo que o ar ártico frio “envolvendo grande parte da metade oriental dos EUA” se afastará lentamente.

Written by: spotbraziladmin

Rate it

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%