News

Manifestação leva o caos à Brasília

today9 de janeiro de 2023 38 5

Fundo
share close

O último dia 8 de janeiro de 2023 foi marcado por uma manifestação antidemocrática nunca antes vista no Brasil. Cenas de violência foram registradas em toda a capital, com vários setores da cidade sendo barricados pelos manifestantes.

Mais de vinte mil pessoas tomaram as ruas contra o atual governo e exigiram o fim da democracia, armados com faixas cartazes e placas.  As manifestações antidemocráticas que ocorreram em Brasília foram organizadas por grupos extremistas. Aos manifestantes reunidos na Praça dos Três Poderes, foi dada a chance de expressarem sua revolta. No entanto, as manifestações antidemocráticas logo descambaram para um caos absoluto, com extremistas jogando pedras e paus em veículos da polícia e depredando o patrimônio público. O ministro da Justiça, Flavio Dino (PSB) autorizou o uso da Força Nacional contra os manifestantes.

manifestação em brasilia
Extremistas levam o caos em atos de violência contra os três poderes da República destruindo o patrimônio público.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou as manifestações antidemocráticas, e afirmou que não há lugar na democracia brasileira para atos de violência e extremismo. Ele lembrou que “qualquer tentativa de perturbar a ordem constitucional enfraquece a democracia”. Além disso, o presidente condenou os atos de vandalismo e violência registrados durante as manifestações, e disse que “o direito de manifesto deve ser respeitado, mas não pode servir de pretexto para atos de violência”. Ele também disse que o governo fará o que for necessário para manter a lei e a ordem e proteger os direitos e a segurança dos cidadãos.

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, decidiu pelo afastamento do governador de Brasília, Ibaneis Rocha. Com fundamento na Constituição Federal, o ministro entendeu que o ato do governador caracterizava ato de improbidade administrativa, ao permitir que as manifestações acontecessem livremente, quando na verdade as circunstâncias do momento exigiam maior controle para garantir a ordem pública e a segurança dos cidadãos de Brasília. O governador ficará afastado por noventa dias.

Written by: spotbraziladmin

Rate it

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%