Economia

EUA: Taxas de hipoteca atingem 6%

today22 de setembro de 2022 12

Fundo
share close

Será que uma possível bolha imobiliária se aproxima nos EUA? As taxas de hipoteca não cresciam tanto desde a crise de 2008 com o colapso do mercado desencadeando na Grande Recessão.

Na semana passada, as taxas subiram acima de 6% e a taxa média de longo prazo mais do que dobrou. É a mais alta desde novembro de 2008.

O que isso causa?

Um mercado que estava superaquecido começa a desacelerar até os preços começarem a atingir valores insustentáveis. Algo que já acompanhamos nos últimos dois anos. Freddie Mac, comprador de hipotecas, informou que a taxa de 30 anos subiu para 6,02% ante 5,89% na semana passada.

De acordo com Joel Kan, vice-presidente associado de previsão econômica e industrial da Mortgage Bankers Association (MBA), “as taxas de hipotecas seguiram o exemplo na semana passada, aumentando em todos os níveis, com a taxa fixa de 30 anos saltando 24 pontos base, para 6,25% — a mais alta desde outubro de 2008”.

“Assim como as oscilações nas taxas e outras incertezas em torno do mercado imobiliário e da economia em geral, os pedidos de hipoteca aumentaram pela primeira vez em seis semanas, mas permaneceram bem abaixo dos níveis do ano passado, com pedidos de compra 30% mais baixos e atividade de refinanciamento 83%”, afirmou Kan.

Em 2021, nesta mesma época, a taxa média de hipotecas de taxa fixa de 15 anos foi de 2,19%. Hoje subiu para 5,21%, segundo a Reuters, o que afasta muitos potenciais compradores devido às centenas de dólares a mais no pagamento mensal das hipotecas.

Nos últimos dois anos, houve uma grande demanda no mercado imobiliário e uma oferta que não supria esse crescimento. Com isso, os valores das casas aumentaram em tempo recorde. Especialistas preveem uma valorização no preço das casas em 2023, mas acreditam que o ritmo será mais lento. Então sim, aparentemente, o mercado está desacelerando, mas não significa que os EUA entrarão numa bolha imobiliária a nível nacional prestes a estourar.

Written by: spotbraziladmin

Rate it

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%