Imigração

Aumentam os casos de brasileiros pedindo asilo nos EUA

today12 de janeiro de 2023 30

Fundo
share close

Nos últimos anos, o aumento dos pedidos de asilo dos brasileiros pode ser explicado pela elevação do tempo médio dos processos de imigração, o que encoraja mais pessoas a tentarem a estadia nos Estados Unidos. Além disso, a escalada americana nos movimentos antissmuggling e ações contra imigrantes ilegais que existem de forma crescente no país, também contribuem para o aumento dos pedidos de asilo. Estas ações, por sua vez, fazem com que cada vez mais pessoas se vejam livres do perigo e decidam buscar um lugar em que possam recomeçar a viver em segurança.

De acordo com a pesquisa da universidade de Syracuse, com sede New York, esse crescimento é consistente nos últimos 7 anos, com um crescimento médio de 11%.

Isso mostra que o estado de vulnerabilidade de brasileiros em outros países tem aumentado. Além das dificuldades econômicas e de desenvolvimento em que o Brasil está afundado, também existem fatores políticos, como a instabilidade e a violência resultantes da crise que assola o país nos últimos anos. Assim, é natural que mais brasileiros, vulneráveis a esses problemas, busquem refúgio no exterior, por meio de pedidos de proteção aos Estados Unidos, dentro de um processo de migração crescente.

Também é importante lembrar que a dificuldade de se obter um visto nos Estados Unidos, bem como o alto custo associado a ele, também são fatores que impedem muitos brasileiros de buscar um destino fora do país.

Cerca de 3 em cada 10 solicitantes de asilo têm menos de 18 anos e os principais países de origem incluem, além do Brasil, Guatemala, Venezuela e Cuba.

É possível deduzir que a escassez de aceitação de casos de asilos imigratórios no Brasil remete à incerteza, quanto à legalidade e documentação exigida para solicitar o direito de asilo. Outro fator fundamental para o baixo índice de aprovação é o fato de muitos brasileiros acreditarem que a vida na América é fácil mesmo sem documentação. A legislação americana, no entanto, oferece o direito de asilo a imigrantes que alegam estar sofrendo qualquer tipo de perseguição, seja racial, religiosa, sexual, política ou violência extrema. Por isso, a posição brasileira não deveria ser tão expressiva nos pedidos, porque é necessário comprovar documentação explicando a necessidade de sair do país para passar a residir nos Estados Unidos.

Joe Biden já anunciou um plano de reverter a política de imigração de Donald Trump. Isso inclui a abolição da conhecida lei de anistia de Ramos, um programa de ação diferida para os imigrantes que viveram nos Estados Unidos desde julho de 2007. Além disso, ele vai reverter o decreto de Trump que proibia que migrantes com solicitação de asilo entrem na fronteira e utilizem seu direito de proteção legal. Finalmente, o presidente Biden ainda propôs uma lei de imigração baseada em direitos humanos, incluindo: criar um caminho legal para boa parte dos 11 milhões de indocumentados nos Estados Unidos, aumentar os números de trabalhadores qualificados e familiares que podem ser admitidos no país e aumentar as proteções das mulheres e crianças refugiadas.

Consulado dos Estados Unidos em São Paulo: https://br.usembassy.gov/embassy-consulates/saopaulo/

 

 

 

Written by: spotbraziladmin

Rate it

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%