Deportação

Voo com 84 brasileiros deportados dos EUA chega a Minas Gerais

today12 de outubro de 2025 3

Fundo
share close

Um novo voo com 84 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, Minas Gerais, na noite do dia 08, por volta das 21h45. Passageiros relataram que o desembarque demorou quase duas horas, marcado por tensão e relatos de abuso por parte dos agentes norte-americanos durante o voo.

De acordo com testemunhas, a confusão começou quando um dos deportados entrou em atrito com os agentes a bordo. Para conter o passageiro, os agentes teriam agido com truculência, e um dos brasileiros afirmou que um agente chegou a pisar em seu pescoço. O episódio gerou revolta entre outros deportados, que protestaram dentro do avião.

“Viajei com algemas nos pés e nas mãos durante todo o voo”, relatou um passageiro. Devido à confusão, os agentes decidiram manter todos algemados até a aterrissagem, medida que aumentou a tensão entre os deportados.

Ao chegar ao terminal, o acolhimento começou apenas cerca de duas horas depois do pouso. Durante o procedimento, dois passageiros foram detidos por terem mandados de prisão em aberto no Brasil.

Voos fretados e logística em Confins

A escolha do Aeroporto de Confins para receber os voos com deportados está ligada a questões logísticas. O terminal possui capacidade para receber aeronaves desse porte e facilita a conexão dos deportados com suas cidades de origem, especialmente aquelas com grande concentração de emigrantes, como Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

As deportações em voos coletivos começaram em outubro de 2019, durante o primeiro mandato do presidente Donald Trump. Na época, o governo brasileiro retomou a autorização para o pouso dessas aeronaves, interrompida desde 2006.

Segundo as regras americanas, estrangeiros podem ser expulsos por entrada irregular, descumprimento das leis migratórias, envolvimento em crimes ou situações consideradas ameaça à segurança pública. O processo normalmente se inicia com a prisão e segue sob responsabilidade do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE).

Escrito por Brazilian Times

Rate it