News

Quarto caso de cura do HIV no mundo

today31 de julho de 2022 16

Fundo
share close

Na quarta-feira (27), médicos dos Estados Unidos divulgaram quarto caso de cura do HIV, o paciente, hoje com 66 anos, entrou em remissão após um transplante de medula óssea em tratamento para leucemia. Os especialistas buscaram um doador que fosse compatível e naturalmente resistente ao vírus causador da Aids.

Trata-se de um paciente  mais velho que porta o vírus de HIV há mais tempo a ser curado. O método, que já havia funcionado pela primeira vez em 2007 com o paciente Timothy Ray Brown, conhecido como “paciente de Berlim”, teve sucesso novamente com o homem chamado de “paciente da Esperança” em homenagem ao hospital onde foi tratado, na Califórnia.

Antes de efetuar o transplante, o paciente passou por uma terapia antirretroviral (ART) para controlar sua condição por mais de 30 anos. O transplante ocorreu há três anos e meio e o “paciente da Esperança” parou de tomar o ART em março de 2021. Agora se encontra em remissão do HIV e da leucemia há mais de 17 meses.

“Quando fui diagnosticado com HIV, em 1988, como muitos outros, pensei que era uma sentença de morte. Nunca pensei que viveria para ver o dia em que não tivesse mais HIV”, afirmou o paciente que não quis ser identificado.

É um avanço que ainda há muito o que ser estudado. O tratamento ainda é uma opção improvável para a maioria dos pacientes portadores do vírus devido a sua alta complexidade e dependência de doares compatíveis. Sendo recomendado apenas para pacientes que apresentam um quadro avançado de câncer. Os cientistas acreditam que o processo teve sucesso porque “as células-tronco do indivíduo doador têm uma mutação genética específica e rara. Isso significa que elas não possuem os receptores usados pelo HIV para infectar as células.”

Para Sharon Lewin, presidente da Sociedade Internacional de Aids, o caso traz “esperança contínua e inspiração” para pessoas que sofrem com a doença e, também, para a comunidade científica.

 

Written by: spotbraziladmin

Rate it

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%