Eleições 2022

Eleições Primárias em Massachusetts: duas brasileiras saem vitoriosas

today7 de setembro de 2022 46 1 5

Background
share close

Na última terça-feira (6), os eleitores foram às urnas para as Eleições Primárias de Massachusetts de 2022. A votação decide quem representará os partidos nas Eleições Gerais de novembro. O estado foi o único que realizou as Primárias esta semana, outros terminaram essa fase no meio do ano e os eleitores já se preparam para as Gerais.

As brasileiras Margareth Shepard e Priscila Sousa concorreram pelo 6º Distrito Middlesex e Rita Mendes concorreu pelo 11º Distrito em Brockton. A mineira de Ipatinga, Priscila Sousa (34), ganhou a indicação de 1.647 (51,7%) democratas do 6° Distrito do Middlesex, derrotando a também brasileira Margareth Shepard por 238 votos. Outro candidato, Dhruba Sen, desistiu de concorrer às eleições poucas semanas antes do pleito, mas, ainda assim, obteve 129 votos (4%). Atualmente, Priscila, que chegou aos Estados Unidos aos 7 anos, é presidente do Comitê Escolar de Framingham e já concorreu à prefeitura da cidade.

A advogada Rita Mendes, 38 anos, foi a indicada do Partido Democrata para o 11° Distrito de Plymouth. A mineira que chegou em solo americano aos 12 anos, conquistou 1.692 votos, bem à frente dos adversários Shirley Asack-Younes (687) e Fred Fontaine (121).

Rita já ocupa um cargo público, cumprindo seu segundo mandato como vereadora de Brockton e, assim como Priscila, não tem um oponente republicano no pleito de 8 novembro.

Entendendo um pouco mais sobre as eleições em MA

O gabinete do governador está aberto este ano porque o governador republicano Charlie Baker optou por não concorrer a um terceiro mandato, mesmo sendo um dos candidatos mais populares do país durante a pandemia. Com isso, o ex-representante estadual e republicano, Geof Diehl concorrerá ao governo nas eleições deste outono. O ex-deputado estadual, que tem o apoio de Trump, estava enfrentando o empresário Chris Doughty, um recém-chegado político, nas primárias republicanas para governador. Mas 55,9% dos votos e 31% dos distritos relatados, a Associated Press chamou a corrida a favor de Diehl, apoiado por Trump, colocaram fim à campanha do recém chegado político Chris Doughty. Diehl deve enfrentar a democrata Maura Healey em novembro, que está a caminho de potencialmente fazer história como a primeira governadora assumidamente lésbica eleita no estado.

Healey teve 84% dos votos e 3% dos distritos relatando. Foi nomeada como candidata democrata ao assento de governadora no próximo outono. A vitória já era esperada, já que Sonia Chang-Diaz terminou sua campanha em junho. Healey prometeu que, se assumir o cargo, tornará o estado “um lugar mais fácil para se viver”, reduzindo os custos de moradia, energia e saúde, fazendo com que os cuidados infantis tornem-se mais acessíveis, melhorando as faculdades comunitárias e escolas vocacionais, entre outros.

Andrea Joy Campbell, ex-membro da Câmara Municipal de Boston, será a indicada dos democratas para o cargo de procuradora-geral de Massachusetts também em novembro. Ela representará Dorchester, Mattapan, Jamaica Plain e Roslindale. Campbell liderou a corrida de três vias com 47,9% dos votos e 27% dos distritos relatados, venceu o advogado trabalhista Shannon Liss-Riordan e Quentin Palfrey, que se retiraram da corrida. Ela poderá ser a primeira mulher negra a ganhar um cargo estadual.

Já em Worcester, Robyn K. Kennedy parece estar indo para a vitória nas Primárias democratas para suceder suceder à estatal Harriette L. Chandler. Kennedy está na fila para reivindicar o primeiro assento de Worcester no senado estadual.

O titular Willian Galvin também venceu as Primárias e segue a caminho de seu oitavo mandato. Foram 72,6% dos votos e 5% dos distritos relatando. Galvin vencendo as eleições gerais neste outono, será considerado o secretário de estado mais antigo da história de Massachusetts, aos 72 anos. Ele entra na batalha contra a republicana Rayla Campbell nas eleições gerais.

Importância de brasileiros na política dos EUA

Este ano é decisivo para a comunidade brasileira de Massachusetts. Em novembro será possível eleger mais uma mulher para a Assembléia Legislativa. Se isso ocorrer, a representação política aumenta para três deputados na casa: Priscila Souza e Rita Mendes; e Danilo Sena, que já é deputado estadual por Acton, além de manter uma vereadora, Stephanie Martins, e um conselheiro escolar, Marcony Almeida, em Everett.

Quem mora no estado há pelo menos há 10 anos sabe que a comunidade brasileira era caracterizada como indocumentada e invisível. Há cinco anos, a eleição de Margareth Shepard mudou este cenário e abriu o caminho. Com três representantes brasileiros na Assembléia Legislativa, que tem 160 deputados, é possível fortalecer a defesa dos imigrantes brasileiros na área de Boston.

Written by: spotbraziladmin

Rate it

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%