Imigração

Crise política e eleições motivam mudança de brasileiros para exterior

today6 de outubro de 2022 12

Background
share close

As votações no Brasil colocaram os dois candidatos à Presidência da República no segundo turno. Com isso, a movimentação dos brasileiros começou a mudar rapidamente. Segundo os dados mais recentes do Ministério das Relações Exteriores, o número de brasileiros morando em outros países saltou de 1.898.762 em 2012 para 4.215.800 até 2020, o que corresponde a um aumento de mais de 20%.

A busca pelo visto americano e cidadania europeia, dispararam nessa última semana. As solicitações chegaram a quadruplicar, segundo um levantamento feito pela Aquila Global Group, empresa especializada em mobilidade global.

A situação política é a principal responsável por esse desejo de imigrar. Bruno Simonetti, um brasileiro que procurou a consultoria para solicitar dupla cidadania italiana, comentou: “O cenário político, além do cultural, influenciou muito na minha decisão que, como pertencente da sigla LGBTQIA+, sempre me senti inseguro no país. A depender do resultado das urnas pretendo sim deixar o país.”

De acordo com dados coletados pela empresa, entre agosto de 2021 e agosto de 2022, houve um aumento de 34% na procura pela mudança de país. O presidente da multinacional comenta que o fluxo migratório deve subir ainda mais nos próximos meses, como alternativa para “fugir” do cenário político brasileiro por conta da extrema polarização.

De acordo com o Itamaraty, América do Norte e Europa são os continentes que reúnem a maior comunidade de brasileiros. Já entre os países mais procurados, estão Estados Unidos, Portugal e Paraguai.

Written by: spotbraziladmin

Rate it

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%