News

Brasileiro é indiciado por esquema de fraude em Massachusetts

today2 de novembro de 2022 40 1

Fundo
share close

Mais um foragido foi encontrado no caso de fraude que afetou mais de 2 mil vítimas nos EUA.

O brasileiro Caio Felipe Oliveira dos Santos (27), foi indiciado no Departamento de Justiça dos Estados Unidos, em Boston, na sexta-feira, 28 de outubro, por uma acusação de conspiração para cometer fraude eletrônica e roubo de identidades.

O ex-residente de Fall River, aparentemente, possui uma conexão com uma conspiração nacional para abrir contas fraudulentas de motoristas para trabalhos em empresas de serviço de transporte e entrega. A acusação ainda alega que outras pessoas estão envolvidas e que exploraram programas de bônus de referências oferecidos pelas empresas, usando “bots” e “spoofing” GPS (crime cibernético que ocorre quando alguém finge ser um contato ou uma marca em quem você confia para acessar informações pessoais), aumentando a renda obtida.

As contas roubadas eram vendidas ou, até mesmo, alugadas para pessoas que não podiam ser qualificadas para o trabalho. Os criminosos editavam as imagens das carteiras de motorista a fim de burlar a tecnologia de reconhecimento facial. Eles obtiveram os nomes das vítimas, datas de nascimento, informações da carteira de motorista e números da Previdência Social, usando sites na Dark Web. As imagens da carteira de motorista diretamente das vítimas, também eram obtidas enquanto completavam entregas através de um dos serviços.

O crime era organizado por meio de trocas de informações e em grupos de WhatsApp, onde era propagado as vendas ou aluguel das contas fraudulentas. Vinte pessoas já foram denunciadas e indiciadas nesta investigação, entre elas, está o baiano Wemerson Dutra Aguiar (29) e sua esposa Priscila Barbosa (35), que admitiu o crime durante a audiência. Entre junho de 2019 e janeiro de 2021, Aguiar recebeu mais de US$ 375.000 em pagamentos de aluguel de indivíduos que dirigiam sob essas contas.


Wemerson e Priscila foram indiciados juntos com outros réus. Fonte: Brazilian Times

Aqui você encontra a lista com os vinte réus acusados.

A acusação de conspiração por cometer fraude eletrônica prevê uma sentença de até 20 anos de prisão, três anos de libertação supervisionada e uma multa de US$ 250.000 ou o dobro do ganho, ou perda bruto da ofensa. O esquema é operado desde janeiro de 2019. A polícia continua buscando mais informações. Se você acredita que pode ser vítima das alegações neste caso, visite: https://bityli.com/FtLvEnads

Written by: spotbraziladmin

Rate it

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%