News

Brasileira em estado vegetativo retorna dos EUA ao Brasil em “voo solidário”

today24 de outubro de 2025

Fundo
share close

Após mais de um ano em estado vegetativo nos Estados Unidos, a mineira Fabíola da Costa, de 32 anos, conseguiu retornar ao Brasil em um voo particular oferecido gratuitamente por um empresário brasileiro. O gesto solidário encerrou uma longa batalha da família para trazê-la de volta ao país e reacendeu a esperança por uma recuperação.

Fabíola desembarcou na noite de segunda-feira (20) no Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Goianá (Minas Gerais), acompanhada da mãe, Maria da Costa, e foi imediatamente levada por uma equipe do Samu ao Hospital Ana Nery, em Juiz de Fora, sua cidade natal.

Em nota, o hospital informou que a paciente “encontra-se em acompanhamento médico regular, recebendo toda a assistência necessária conforme protocolos técnicos e éticos de cuidado”.

A mãe da jovem relatou que Fabíola está sendo submetida a novos exames que irão definir o tratamento a ser conduzido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas o marido pretende coloca-la em um hospital particular.

“Graças a Deus que ela voltou. Pedi muito a Deus e fui ouvida. Agora ela está melhor aqui. Estamos revezando para cuidar da Fabíola. Hoje o meu marido foi e eu cheguei. Logo vem o meu menino e amanhã eu venho de novo”, contou, emocionada.

Solidariedade atravessou fronteiras

A história de Fabíola ganhou repercussão após ela sofrer um mal súbito em setembro de 2024, que a deixou em estado vegetativo. Sem diagnóstico conclusivo e com limitações no sistema de saúde norte-americano, a família enfrentou dificuldades financeiras para manter o tratamento e buscou alternativas para o retorno ao Brasil.

Inicialmente, como não conseguiu o dinheiro para o transporte aéreo, a família planejava realizar a viagem em um motorhome adaptado, o que exigiria cerca de 50 dias de deslocamento entre os Estados Unidos e o Brasil. A mobilização nas redes sociais, entretanto, chegou até o empresário Leonardo, de Uberlândia (MG), que decidiu intervir de forma inesperada.

Durante uma live realizada nesta quarta-feira (22), o esposo de Fabíola, Ubiratan Rodrigues (“Bira”) relatou que Leonardo entrou em contato ao saber da situação. Como costuma viajar frequentemente à Flórida em seu avião particular de pequeno porte, ele se ofereceu para realizar o transporte de forma gratuita.

“Fiz com o maior prazer e nem queria meu nome divulgado. Sempre participo de ações solidárias. Só estou aqui porque o Bira me chamou para esclarecer à comunidade”, afirmou o empresário.

Bira e Leonardo também esclareceram que o voo não foi realizado em uma UTI aérea, como chegou a ser divulgado. Segundo eles, profissionais de saúde foram consultados e confirmaram que Fabíola poderia ser transportada em uma aeronave comum, com alguns equipamentos básicos instalados para eventual suporte caso ela precisasse. “Mas não foi necessário. A viagem transcorreu de forma tranquila do início ao fim”, contou Leonardo.

Arrecadação será usada no tratamento

Com a oferta do voo solidário, os recursos arrecadados pela família — que seriam destinados ao custeio do transporte — serão agora aplicados no tratamento médico de Fabíola.

Segundo Bira, a prioridade é garantir condições adequadas de atendimento, com possibilidade de transferência futura para um hospital particular, conforme a evolução do quadro clínico. Além disse, ele que oferecer uma qualidade de vida melhor para ela.

“O importante é que Fabíola está em casa, recebendo carinho, cuidado e esperança. Agora a luta é para oferecer o melhor tratamento possível”, afirmou.

O caso de Fabíola da Costa simboliza o poder da empatia e da união entre brasileiros no exterior, transformando um gesto individual em um exemplo coletivo de solidariedade que atravessou fronteiras.

Escrito por Brazilian Times

Rate it