Economia

EUA aumentam taxas de juros pela 6ª vez consecutiva

today3 de novembro de 2022 13 5

Fundo
share close

Nesta quarta (2), o Federal Reserve (Fed), anunciou um novo aumento da taxa de juros em 0,75 ponto percentual, saindo de 3,75% para 4% ao ano e chegando ao maior patamar desde dezembro 2007.

Este é o sexto reajuste seguido e o quarto consecutivo com a mesma intensidade. A alta já era esperada pelo mercado como uma ofensiva do Banco Central Americano para tentar controlar a inflação. Segundo a plataforma CME Fedwatch, cerca de 90% dos investidores apostavam em um aumento de 0,75 p.p., enquanto o restante mantinha a expectativa menor, de 0,50 p.p.

“A inflação permanece elevada, refletindo desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, preços de energia e pressões de preços mais amplas”, afirmou o Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed (Fomc).

“A guerra da Rússia contra a Ucrânia está causando enormes dificuldades humanas e econômicas, criando uma pressão adicional sobre a inflação e pesando sobre a atividade econômica mundial. O Comitê está altamente atento aos riscos inflacionários”, acrescentou.

Ou seja, como a inflação permanece elevada, tornar o crédito mais caro é uma tentativa de frear o aumento dos preços. Segundo Jerome Powell, presidente da Fed, “deixar a inflação galopante (hiperinflação) seria ainda mais prejudicial para a prosperidade americana.” Ainda acrescentou que o desemprego está no seu nível mais baixo em 50 anos, com isso, há previsão de aumentar ainda mais as taxas de juros até fim do ano.

Escrito por spotbraziladmin

Rate it

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%