Breaking News

Lula vence eleições no Brasil e se prepara para terceiro mandato

today31 de outubro de 2022 12

Fundo
share close

Às 19:57 da noite de domingo (30), quase 99% das urnas já tinham sido apuradas e o TSE confirmou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que retorna ao posto de presidente do Brasil em seu terceiro mandato a partir de janeiro de 2023.

A disputa foi acirrada e marcou uma polarização histórica, batalhas religiosas e uma guerra de propagações de notícias falsas e violência. Jair Bolsonaro (PL), atual ocupante do Palácio do Planalto, é o primeiro presidente a não ser reeleito desde a redemocratização do país.

A apuração ficou em 50,90% para Lula, com 60,3 milhões de votos e Bolsonaro, com 49,10% e 58,2 milhões de votos. Uma diferença de 2,1 milhões. Superando 60 milhões de votos, Lula foi o presidente eleito mais votado da história e o primeiro ex-presidente a voltar ao cargo.

“A partir de 1º de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras e não só para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis, somos um único país, único povo, uma grande nação”, garantiu.

Um “Novo Brasil”

Com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), em seu primeiro discurso, reconheceu o grande desafio que enfrentará pela frente, tanto na política e harmonia constitucional, quanto na reconstrução da economia e gestão pública.

“Não interessa a ninguém viver numa família onde reina a discórdia. É hora de reunir de novo as famílias, refazer os laços destruídos pela propagação do ódio. Não interessa a ninguém viver em um país dividido e em constante estado de guerra. Esse país precisa de união”, declarou o presidente eleito.

“O novo Brasil que iremos construir a partir de 1º de janeiro não interessa apenas ao povo brasileiro, mas a todas as pessoas que trabalham pela paz, a solidariedade e a fraternidade, em qualquer parte do mundo”

Lula declarou a retomada de projetos sociais como o “Minha Casa, Minha Vida” – programa de habitação que facilita famílias de baixa renda ter apartamentos próprios, além de focar na população mais pobre e o combate à fome, que assola 33,1 milhões de brasileiros atualmente.

O presidente eleito também revelou que tem como missão restabelecer o diálogo no país e nas relações internacionais. Segundo o que afirmou no discurso, irá recuperar a boa convivência com os três poderes e procurar dialogar com governadores, prefeitos, empresários e trabalhadores.

Bolsonaro ainda não se pronunciou e deixou o palácio da Alvorada nesta manhã de segunda-feira (31), sem falar com a imprensa, apesar de confirmar que reconheceria o resultado das eleições. Líderes evangélicos disseram que Bolsonaro está “inacessível”.

Written by: spotbraziladmin

Rate it

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%