Imigração

Carteira de motorista é aprovada para indocumentados em Massachusetts

today6 de outubro de 2022 60

Fundo
share close

Os senadores de Massachusetts rejeitaram a posição do governador Charlie Baker, que tinha vetado a lei que disponibilizava carteira de motorista para indocumentados. A decisão ocorreu em uma sessão nesta tarde de quinta-feira (6), no State Senate de Massachusetts. A Câmara dos Deputados votou pela derrubada do veto, foram 119 a 36. No Senado, obtiveram 32 votos contra o veto e apenas 8 a favor.

A nova lei, que tem apoio de diversos grupos que lutam pelos direitos dos imigrantes, companhias de seguros, xerifes e chefes de polícia, passará a valer a partir do próximo verão, no dia primeiro de julho de 2023.

Um grupo de ativistas acompanhou a votação do lado de fora da Câmara e fizeram até mesmo uma vigília durante a noite.

Quais documentos necessários para obter a carteira?

Será obrigatório fornecer ao menos dois documentos que comprovem sua identidade, seja passaporte estrangeiro, certidão de nascimento, certidão de casamento ou, até mesmo, a carteira de motorista válida emitida no país de origem.

Lembrando que o documento não abre precedente para se inscrever nas votações. Um assunto que estremeceu a oposição.

“Este projeto representa uma construção que é muito problemática”, disse o senador republicano Bruce E. Tarr, cujas alterações ao projeto foram rejeitadas durante o debate no plenário. “Cria uma ameaça incrível à credibilidade do processo eleitoral… Eu realmente gostaria que tivéssemos tomado um caminho diferente”, disse.

As candidatas democratas, procuradora-geral do estado Maura Healey e a senadora Sonia Chang-Díaz apoiam a legislação, enquanto os candidatos republicanos a governador Geoff Diehl e Chris Doughty são contra. Para os imigrantes indocumentados é um grande avanço. Além dos benefícios de obter acesso à carteira, há mais segurança de interagir com a polícia e a fiscalização da imigração.

Written by: spotbraziladmin

Rate it

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%